Aprendendo Matemática Virtualmente
Título: Álgebra
Série: 9 o Ano
Categoria: Matemática
Subcategoria: Sistemas de Equações do 2o Grau e Introdução ao estudo de Funções.
Objetivo: I - Conceitos e Procedimentos: Resolver problemas com Sistemas que recaem em equações do 2o grau; Identificar relações entre duas grandezas variáveis; Adquirir o conceito de função utilizando a teoria dos conjuntos; Reconhecer através da análise de um diagrama ou de um gráfico se uma relação é uma função; Determinar o domínio e o conjunto imagem de uma função; Determinar a fórmula matemática que define uma função e Determinar a imagem de um elemento sendo dada uma função f definida por uma equação. II - Atitudes: Predisposição para usar os conhecimentos matemáticos como recursos para interpretar, analisar e resolver problemas em contextos diversos; Valorização do trabalho coletivo, colaborando na interpretação de situações-problema, na elaboração de estratégias de resolução e na sua validação; Valorização do uso dos recursos tecnológicos, como instrumentos que podem auxiliar na realização de alguns trabalhos, sem anular o esforço da atividade compreensiva.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
INTRODUÇÃO AO ESTUDO SOBRE FUNÇÕES
ESTOU ENVIANDO UMA QUESTÃO E GOSTARIA QUE VOCÊS RESPONDESSEM SEMELHANTE A OUTRA(SISTEMAS DE EQUAÇÕES),OU SEJA, POSTASSEM COM OS CÁLCULOS OU DETALHANDO COMO FIZERAM. AGUARDO NOS COMENTÁRIOS!!!
QUESTÃO: Seja f uma relação de A={-4,-3,-2,-1,0} em B={-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5}, definida por f(x)= 2x+5. Fazendo o diagrama de flechas, verifique se f é uma função de A em B, em caso afirmativo, determine:
a) Domínio
b) Contra-Domínio
c) Imagem
d) f(-2)
e) f(0)
NICK NAME
- 3X TREME
- ANNARAH
- APAIXONADOS POR DEUS
- BLADE
- BOTAO
- CAMPINENSE FC
- CAPITAN X
- CHAVES
- CÂNCER
- GABRIELA
- KINHAJSK
- LIBRA
- LIE TAKAMOTTO
- LINA 100% HIP HOP
- LINDINALVA
- LISBOA
- LIZA
- LYNN
- MISTER BIN
- MORENINHA + QUE PERFECT
- NEGRETS - TFJ
- NINHA
- PEIXE
- PEQUENO
- PRETINHO_NOS
- RAY MISTÉRIO
- TJG
- TÁGIA
11 comentários:
questao:
A={-4,-3,-2,-1,0}
B={-3,-2,-1,0,2,3,4,5}
definida por F(X)=2X+5
fazendo o diagrama obteremos;
X=-4,Y=2.4+5=-3
X=-3,Y=2.3+5=-1
X=-2,Y=2.2+5=
X=-1,Y=2.1+5=
X=0,Y=2.0+5=
NAO É FUNÇAO POR QUE O ELEMENTO A E B NAO SAO ASSOCIADOS
(LYNN)
A) D(f) = A
B) C.D(f) = B
C) CALCULANDO: f(-4) = 2.(-4) + 5 = -3
2.(-3) + 5 = -1 f(-3)
f(-2) = 2.(-2) + 5 = 1
f(-1) = 2.(-1) + 5 = 3
f(0) = 2.(0) + 5 = 5 DAI VERIFICA-SE QUE SE TRATA DE UMA FUNÇÃO E PORTANTO SUA IMAGEM É:
LOGO Im(f) = -3 , -1 , 1 , 3 , 5
D) f(-2) = 2.(-2) + 5 = 1
E) f(0) = 2.(0) + 5 = 5
(NINHA)
nao é função porque o elemento A nao coresponde com o elemento B
abos sao diferentes
o elemento A nao é função de B por que eles não se encaixam
Todo o conjunto A está em função do conjunto B:
a)-4,-3,-2,-1,0
b)-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5
c)-4=-3; -3=-1; -2=1; -1=3; 0=5
d)f=2.(-2)+5
f=-4+5
f=1
e)f=2.0+5
f=0+5
f=5
Professora , por favor se puder dizer quanto vale a prova , e dizer quando vai ser a recuperação ! obrigado .
obs : a prova estava um pouco dificil mas estava ótima .
a--4,-3,-2,-1,0
b--3,-2,-1,0,1,2,3,4,5
c--4=-3,-3=-1,-2=1,-1=3,0=5
d-f=2.(-2)+5;f=-4+5;f=1
e-f=2.0+5;f=0+5;f=5
é uma funçao.
a)dominio=-4;-3;-2;-1;0.
b)contra-dominio=-3;-2;-1;0;1;2;3;4;5.
c)imagen=-3;-1;5.
d)f(-2)=[-2,-1].
e)s(0)=[0,5].
A = ( -4,-3,-2,-1,0)
B = ( -3,-2,-1,0,1,2,3,4,5)
F(x) = 2x+5
F(-4)= 2.(-4)+5 = -8 + 5 = -3
F(-3)= 2.(-3)+5 = -6 + 5 = -1
F(-2)= 2.(-2)+5 = -4 + 5 = 1
F(-1)= 2.(-1)+5 = -2 +5 = 3
F(0) = 2.(0) +5 = 0 + 5 = 5
f é uma função de A em B
a - D = -4,-3,-2,-1,0
b - CD = -3, -2, -1, 0,1,2,3,4,5
c - IM = -3 , -1 , 1 3 5
d - f (-2) = 1
e - f (0) = 5
ass: FLOR
Resposta
a)Domínio(D)= A={-4;-3;-2;-1;0}
b)Contra-domínio=B={-3;-2;-1;-0;1;2;3;4;5}
c)Imagem (Im)={-3;-1;1;3;5)
d)f(-2)= 2.(-2)+5=1
e)f(0)= 2.0+5=5
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